quarta-feira, 28 de março de 2012

Somos os Primeiros!


“(…) Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim
E da ânsia de o conseguir! (…)
Viajar, Fernando Pessoa

O Sporting Clube de Braga conseguiu a melhor classificação da sua história na principal prova do futebol sénior na época desportiva 2009/2010, rompendo com a barreira psicológica dos 4ºs lugares antes alcançados, para finalizar o campeonato em segundo lugar, a 5 pontos do vencedor, o Sport Lisboa e Benfica.
O percurso nessa época foi, porém, substancialmente diferente daquele que a equipa realizou na época em curso, com a particularidade de o Braga ter iniciado a prova na liderança e ter mantido essa posição até à 19ª jornada, com excepção de uma descida transitória ao segundo lugar na 8ª jornada, após um empate fora com o Rio Ave.
Mesmo a primeira derrota então sofrida em Guimarães na 10ª jornada não pôs em causa um estatuto conquistado com uma série de vitórias que incluiu jogos em Alvalade e frente a Benfica e Porto, no Municipal.
Com Domingos Paciência, essa surpreendente afirmação de qualidade do Braga acabaria por soçobrar com uma copiosa derrota no Dragão (5-1) na 20ª jornada da prova (a 21/02/2010), altura em que a equipa desceu para o segundo lugar onde viria a acabar a competição. Cerca de um mês depois, uma polémica derrota no Estádio da Luz viria a arredar o Braga da luta pelo título, pese embora o equilíbrio pontual se tenha mantido até ao final.
No cômputo geral, o Braga dessa época registou 22 vitórias, 5 empates e apenas três derrotas, com um goal-average final de 48-20.
A título de curiosidade, refira-se que o melhor marcador da prova viria a ser Óscar Cardozo, com um total de 26 golos apontados – apenas mais um que o “estreante” Radamel Falcão.
Dois anos e 27 dias depois, o Braga voltou esta semana à liderança isolada da Primeira Liga, fazendo ecoar nas ruas da Bracara Augusta o lema que a RTP consagrou e que encima o presente texto.
Desta feita, porém, o trajecto de Braga foi substancialmente diferente, como que dando meio época de avanço aos seus adversários. Afinal, até à 11ª jornada, quando perdeu 3-2 no Dragão, o Braga já tinha acumulado quase tantos empates (4) e derrotas (2), como as que registou na época de 2009/2010. Nessa ocasião, encontrava-se a 8 pontos do líder Benfica.
De então para cá, a história é conhecida de todos: 13 vitórias consecutivas (para já) e uma subida a pulso dos degraus de topo da tabela classificativa até ao lugar actual. Neste impressionante registo, o Braga sofreu já tantos golos como em 2009/2010, mas tem também mais 5 golos apontados, muito graças a Lima que, com 19 golos, é igualmente líder da lista dos melhores marcadores.
Com três equipas separadas por dois pontos, mantém-se tudo em aberto em relação ao desenlace da competição, com o toque de pimenta adicional de o calendário reservar para as últimas seis jornadas encontros de elevada dificuldade (entre os candidatos e não só).
Como tantas vezes referi, o bom desempenho desportivo a este nível acaba por arrastar para a cidade o foco das notícias e o interesse de muitos potenciais visitantes, nacionais e internacionais.
No plano estritamente futebolístico, é bom registar a súbita simpatia do adepto isento, o receio dos adversários de maior poderio e recursos e o desdém amarelo dos comentadores alinhados.
Afinal, qualquer que seja o destino da viagem – que nunca terminará na noite do próximo Sábado – há que desfrutar dos prazeres do trajecto… E, para já, somo os primeiros!...

Sem comentários: