quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tempo de seguir em frente


A quatro jornadas do fim da prova, com menos cinco pontos (que são na prática seis) do que o líder e ainda a um ponto (que são dois em caso de igualdade) do segundo classificado, o Sporting Clube de Braga parece ter visto novamente adiado o sonho da conquista do campeonato.
Para os adeptos do clube, este é um momento particularmente amargo, tanto mais que não foi sequer possível desfrutar uma liderança conquistada a pulso, depois de uma série extraordinária de vitórias consecutivas e de exibições que conquistaram o apreço de qualquer comentador independente.
O futebol é, porém, um contínuo carrossel, reiterando sistematicamente a consagrada ideia de que as “bestas” de hoje são os “bestiais” de amanhã e vice-versa.
Para quem acompanha os comentários que se seguiram à dupla derrota com os outros candidatos ao título, o “Bragão” que enchia os relvados com desempenhos de alto gabarito, capazes de vergar qualquer adversário, voltou a ser o “Braguinha”, a equipa ainda incapaz de competir com os “Grandes” e de ter estofo para estas pelejas.
Mesmo a título individual, o artilheiro Lima foi incapaz de ampliar distâncias para o inócuo Cardozo que se exibiu nestas duas últimas jornadas; tal como em Dublin, Mossoró voltou a falhar o golo decisivo na ocasião que parecia impossível desperdiçar; até o genial Hugo Viana – por muitos considerado o melhor médio do campeonato – se “vulgarizou” e assumiu o papel de “coveiro” da equipa na partida caseira contra o Porto, como que oferecendo o golo ao adversário.
Em sentido contrário, Quim redimiu-se do “acidente de Barcelos”, juntando a várias outras boas defesas um dos momentos mais belos da época, quando negou a Hulk um golo tão extraordinário quanto a defesa que efectuou.
Voltando ao plano colectivo, o Braga destes dois últimos jogos não foi de facto uma equipa verdadeiramente afirmativa e em linha com o que as circunstâncias exigiam e a singularidade do momento justificava.
A questão não se põe tanto no plano exibicional, dado que em qualquer das partidas a equipa até dispôs de boas oportunidades para marcar e nunca foi “encostada às cordas” pelos adversários, mas sobretudo ao nível da atitude e da postura com que os jogos foram encarados.
Afinal, não transpareceu o querer e o recurso à reserva última de energias para ultrapassar as adversidades, como em certo sentido o Benfica demonstrou na partida do Estádio da Luz e que lhe valeu uma (então) preciosa vitória. Na segunda partida, ao Porto bastou ser mais matreiro e experiente para “matar” o jogo sem ter que fazer uma exibição extraordinária.
Na antevisão do jogo da Luz, Leonardo Jardim disse que “normalmente, quem joga para empatar, acaba por perder”. O jogo deu-lhe razão?
Mais uma vez, como em tantas ocasiões anteriores, o Braga viu ser-lhe escamoteada uma grande penalidade, com o resultado em 0-0 a cerca de vinte minutos do fim o jogo. Segundo o critério de alguns, e a ser concretizada, seria porventura bem mais decisiva que qualquer outra não assinalada no primeiro minuto de um jogo.
Seja como for, não é tempo de chorar sobre o título derramado. Mesmo considerando que a matemática e o calendário ainda permitem todo o tipo de conjecturas, o que deve sobressair é o contínuo crescimento do Clube e o respeito que hoje já granjeia a nível nacional e internacional.
O futuro é inexorável e o Braga ficou duas semanas mais perto da conquista do seu primeiro campeonato, 
Que não vai tardar.

Sem comentários: