quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Honra ao mérito


1. De entre os vários cidadãos Bracarenses ontem agraciados pelo Município no âmbito das efemérides evocativas do Dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, cumpre destacar a presença de diversos representantes do sector do Desporto, o que atesta da importância desta área no conjunto da Sociedade.
Como tantas vezes tenho referido neste espaço, o Desporto reveste-se hoje de um enorme impacto nos planos económico, social e cultural, sendo os seus principais protagonistas uma referência e um estímulo para os demais cidadãos na forma como encaram as suas próprias vidas.
E, neste plano, a lista de distinguidos serve também para demonstrar que o contributo de cada um para o desenvolvimento do Desporto no seu Concelho pode ser concretizado de diferentes formas, no plano dirigente, técnico ou enquanto praticantes.
Em dia de evocação internacional dos “voluntários”, cumpre lembrar que é precisamente nesse regime que boa parte daqueles que assumem funções directivas nas diversas colectividades exercem as suas funções, contribuindo com o seu tempo e capacidades para o desenvolvimento das mesmas.
A este título, podíamos encontrar na lista, a título póstumo, o ex-dirigente do ABC e Automóvel Clube do Minho, Álvaro Miranda, e o ex-Director do Aeródromo de Braga, Francisco Andrade. Ainda em exercício, e enriquecendo dia-a-dia o seu currículo e o prestigio do clube a que preside, António Salvador. Neste caso, e daí justificar-se a atribuição da mais alta referência municipal, o Sporting Clube de Braga tornou-se num verdadeiro cartão de visita da cidade de Braga sob a actual liderança e num dos seus principais argumentos de afirmação internacional.
Ao nível dos atletas, Braga reuniu ontem uma verdadeira elite (para)olímpica, ao juntar algumas das principais figuras nacionais nos Jogos de Londres.
Emanuel Silva, Jéssica Augusto e José Carlos Macedo protagonizaram algumas das maiores alegrias do desporto nacional no ano em curso, mas todos possuem um vasto e rico currículo nas suas especialidades a nível internacional e, para gáudio geral, enormes possibilidades de registar novos sucessos no futuro próximo.
Finalmente, e porque por trás do sucesso de muitos atletas está a “mão”, ainda que menos visível, dos seus técnicos, foi também justamente agraciado o Professor Luís Marta, responsável pelo excelente trabalho realizado pelos atletas paralímpicos Bracarenses.

2. Porque se quer que outros protagonistas prossigam estes êxitos, porque se assinala também por estes dias a Semana do Desporto Adaptado e porque se avizinha a época natalícia – sempre propícia à assunção de um espírito mais solidário -, permito-me lançar-lhe um apelo para que se junte à concretização de um repto de um atleta de Boccia do Sporting Clube de Braga.
Carlos Clemente necessita de cerca de 400 Euros para adquirir o material necessário para a prática desta modalidade (um kit de bolas personalizado). Se assim o desejar, envie o seu contributo ao cuidado da Secção de Desporto, para a redacção do Diário do Minho.

Sem comentários: