quinta-feira, 10 de maio de 2012

Restos


Enquanto os adeptos do desporto se preparam para as emoções de duas das mais relevantes competições internacionais – o Campeonato Europeu de Futebol e os Jogos Olímpicos -, as provas nacionais das diferentes modalidades caminham progressivamente para o final.
No plano futebolístico, a uma jornada do final do campeonato, está praticamente tudo decidido: o título nacional novamente entregue ao Futebol Clube do Porto; o Benfica com acesso directo à fase de Grupos da Liga dos Campeões; o Sporting e Marítimo com lugares garantidos na Liga Europa; o Guimarães e a Académica a disputarem a última vaga nesta competição, ainda que em função do resultado da Final da Taça e não do campeonato em si.
Quanto ao Sporting Clube de Braga, conseguiu recuperar do bloqueio mental das últimas jornadas e assegurar o seu justo lugar na disputa do acesso à Liga Milionária da próxima época – o qual se poderá mesmo iniciar no playoff decisivo, segundo informações ontem veiculadas, e em caso de vitória do Chelsea na final da Liga dos Campeões do próximo dia 16.
Finalmente, permanece em aberto a definição do último lugar de descida, com o foco das atenções a centrar-se no Minho no próximo fim-de-semana. Afinal, será em Barcelos que o Feirense tentará superar o resultado que a Académica poderá obter em Guimarães, tentando uma ultrapassagem final sobre a linha da meta.
Seja como for, de acordo com a proposta já aprovada na Liga de Clubes e que carece ainda da validação da Federação, os dois clubes já despromovidos terão que disputar uma liguilha a duas mãos com os terceiro e quarto classificados da II Liga (que sairão do grupo Moreirense, Desp. Aves e Naval), de forma a apurar quem assegurará bilhete na Primeira Liga da próxima temporada.
Com lugar já garantido nesta liguilha encontra-se a União de Leiria, o clube que conseguiu centrar sobre si o foco das atenções, nacionais e internacionais, neste término da competição, depois de se apresentar a jogo com apenas 8 atletas numa partida oficial de um campeonato profissional.
Há não muito tempo, a crise financeira que assolou diversos clubes da então Liga de Honra, levou a que em vários jogos surgissem atletas a jogar fora das suas posições tradicionais, com destaque para formações que continham mesmo um ou dois guarda-redes como jogadores de campo.
A situação nunca chegou, porém, a este estado calamitoso, que pôs decisivamente em causa a verdade desportiva da prova e que ameaçou torná-la uma autêntica fraude, caso se tivesse consumado a desistência do Leiria a duas jornadas do fim.
Num artigo de Junho de 2009 neste mesmo espaço escrevi: “fica a natural apreensão pelo cenário de que tudo poderá permanecer na mesma e que, por mais que existam pomposos compromissos e deliberações, os mecanismos jurídico-administrativos que tutelam o funcionamento das competições não garantam esta condições essencial: só pode participar nestes campeonatos quem possuir sustentabilidade financeira para fazer face a todas as suas obrigações.
Ora, mesmo admitindo que certos factores de cariz extraordinário pudessem pôr pontualmente em causa tais alicerces das finanças dos Clubes/SADs concorrentes, nada foi feito para assegurar que os atletas e técnicos envolvidos terão um fundo de garantia que lhes permita receber sempre os seus honorários a tempo e horas.
Como parece claro, tudo permanece totalmente actual. Até quando?

Sem comentários: