quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Rodízio futebolístico

Quarta-feira à noite e o futebol volta a encher as telas dos televisores com uma oferta variada.
Na Taça das Nações Africanas (o CAN 2012), Senegal e Guiné Equatorial medem forças na luta pela qualificação do Grupo A.
Talvez com a reputação da sua última presença no mundial da Coreia/Japão, o Senegal poderia parecer uma das equipas mais fortes do grupo, mas a verdade é que depois da derrota no jogo inicial com a Zâmbia, a partida com os anfitriões da Guiné Equatorial (que bateram a Líbia no jogo inaugural) já é decisiva e a equipa volta a estar a perder logo no início da segunda parte.
Entretanto, sem vários dos atletas presentes nesta prova, a competição prossegue no Velho Continente.
Em Inglaterra, o Liverpool volta a mostrar as fragilidades do Manchester City (adversário do Porto na próxima eliminatória da Liga Europa) e, apesar de ter estado duas vezes em desvantagem, conseguiu arrancar um empate a 2 que lhe garante a presença na final da prova, contra o Cardiff City.
Em Espanha, mais um clássico dos clássicos. Mourinho – agora assobiado em casa – visita Barcelona de peito feito e com a sua habitual matreirice à mistura, mas a missão que se coloca aos homens de Madrid parece impossível: vencer por 2 ou mais golos na casa da melhor equipa do mundo? Talvez um dia, mas não hoje.
Pepe começa a titular e passaram já vários minutos sem que pise qualquer adversário. O Real até começa dominador e a criar várias oportunidades. Para melhorar as perspectivas, o maestro Iniesta acaba substituído por Pedro devido a lesão e o Barcelona continua a sentir imensas dificuldades perante a pressão do Madrid.
Mas, qual é a tal regra de ouro do futebol? Quem não marca, sofre. E, ironia das ironias, é mesmo Pedrito – matador, como o de Portugal – quem acaba por visar a baliza de Casillas mesmo antes do intervalo.
Chega? Não, nestes jogos nunca chega. Antes do descanso, é Messi quem é amarelado por uma carga violenta sobre… Pepe e Daniel Alves parece arrumar o assunto em definitivo ao marcar o segundo no período de descontos. E que golo!
O resto da crónica do jogo vai ter que ler na página ao lado. Espero que lá estejam os três golos de Ronaldo com que o Real virou a eliminatória a seu favor. Desejo, mas não acredito.
De regresso a Portugal, a SportTV ofereceu-nos também a transmissão de uma partida oficial no Estádio Municipal de Leiria, de onde os olhares dos adeptos se mantinham ausentes desde o início da presente época, ou não se desse o caso da equipa do Lis disputar os seus jogos caseiros… na Marinha Grande.
Neste caso, o jogo era de “primeira água” mas não de Primeira Liga, consistindo nos Quartos-de-final da NextGeneration Series – uma competição europeia destinada a equipas de topo nos escalões juniores, na qual o Sporting participou por convite da organização.
Depois de brilhar na primeira fase da competição e de estar a fazer um passeio na sua série no campeonato nacional, a equipa de Sá Pinto (agora treinador) não conseguiu superar a habitual matreirice italiana, aqui corporizada pelo Inter de Milão, deixando os adeptos a esfregar as mãos pensando que nem “next year”, nem “next… generation”.
Faltam 10 minutos para o fim e a Guiné Equatorial parece ser a primeira equipa apurada para os Quartos-de-final do CAN…

Sem comentários: