quinta-feira, 6 de junho de 2013

Nova esperança

(Foto SCB)

Chegou ao fim mais uma época desportiva no futebol profissional, num ano marcado por um sentimento agridoce nas hostes Bracarenses.
Por um lado, 2013 marcou o regresso do clube aos títulos nacionais, com a merecida conquista da Taça da Liga a juntar-se à sempre evocada vitória na Taça de Portugal de 1966.
Em sentido contrário, num ano em que um dos tradicionais “grandes” soçobrou de forma clamorosa – ao ponto de não conseguir sequer a qualificação para as provas Europeias – o Braga falhou um dos seus principais objectivos, perdendo para o Paços de Ferreira o acesso à milionária Liga dos Campeões.
Este terá sido aliás o factor determinante para a ruptura verificada entre o Presidente e o treinador no final da época, com esta decisão a ir finalmente ao encontro das múltiplas solicitações formuladas por uma massa adepta extremamente crítica e exigente, e que nunca deixou José Peseiro cair-lhe verdadeiramente “no goto”:..
Como em tantas outras ocasiões ao longo dos últimos anos, António Salvador esperou mas decidiu, e bem, apressando-se a substituir Peseiro por outro nome bem conhecido da casa e um dos treinadores mais conceituados a nível nacional.
Aliás, se o reencontro entre Jesualdo Ferreira e António Salvador (e o Braga) é uma forma de pôr a teste a ideia de que não se deve voltar ao local onde já se foi feliz, esta capacidade de o Sporting de Braga atrair os mais qualificados técnicos nacionais é por si só demonstrativa do crescimento sustentado do Clube.
Jesualdo é, assim, o homem que se segue, no arranque para mais uma temporada em que o Braga volta a ter que se reconstruir, para o que é muito útil alguém com a experiência e o saber do Professor.
Como em tantas outras ocasiões, voltam a sair muitas das referências da equipa e chegam vários atletas que já deram provas da sua qualidade em escalões secundários e em equipas de segunda linha da Primeira Liga.
Como se impõe nos tempos que correm, prevalece a necessidade de aplicar o toque de Midas que é apanágio de António Salvador e de transformar jovens promessas em futuros negócios milionários, seguramente semelhantes a alguns que ainda estão guardados para este Verão.
Seja como for, os Bracarenses podem seguramente continuar a acalentar esperanças positivas para o futuro. Mais uma vez, alia-se a capacidade de gestão, o domínio técnico, a qualidade do plantel e o entusiasmo dos adeptos que fazem deste, cada vez mais, um grande clube.
Juntos, vamos ganhar!


PS – Noutro âmbito, merece especial destaque o desempenho notável da equipa da APD/Braga de basquetebol em cadeira de rodas. A Taça de Portugal já veio para Braga e o campeonato está agora à distância dos jogos do playoff final. Se nunca assistiu a nenhum jogo, vale a pena passar pelo Pavilhão de Ferreiros no próximo dia 22, às 15:00 horas, e apoiar os nossos campeões!...

Sem comentários: